baner



Enviar por E-mail

 

Desenvolvimento/Implementação do projeto

- As escolas interessadas deverão fazer a sua inscrição no portal http://educamedia.educatic.info/ na secção “Malta, Câmara em ação”.

- Serão disponibilizados manuais online de programas de áudio, assim como apoio técnico por parte da DSIFIE, para realização dos programas.

- Caberá a cada escola dinamizar os seus programas com temáticas por elas decididas.

- O registo /captação do programa deverá ser feita em formato digital (mp3).

- A difusão dos programas deverão ser feitas através de STREAMING (programas que fazem a transmissão de dados de áudio e vídeo pela internet) ou em PODCASTS, desta forma, a rádio escolar ganha o estatuto de webradio. O endereço onde será divulgado o programa deve ser entregue/indicado ao programa Educamedia. Ou em alternativa, enviar o mp3 para divulgar no site do programa Educamedia.

 

- Cada escola inscrita terá de selecionar até 5 dos seus programas, com a duração máxima de 15 minutos cada, por período para participarem no Desafio da Rádio;

- Será selecionado de entre todos os trabalhos apresentados pelas escolas, um programa por período para posterior divulgação em programa de Rádio difusão a nível Regional.

 

Início

Prevê-se o arranque no mês de outubro. Após esta primeira abordagem deverão ser feitas reuniões para à definição de trabalho e articulação com as escolas aderentes.

Vantagens de participar no projeto

Através da plataforma Educamedia os participantes (docentes, alunos, coordenadores TIC, orientadores de clubes etc.) terão a oportunidade de difundir os seus trabalhos em formato áudio, utilizando novas ferramentas de comunicação e informação, para além da aquisição de conhecimentos de uma forma lúdica e aliciante.

Permite ao professor:

• Gravar a aula e disponibilizar-lha na internet

• Gravar conteúdos complementares os quais ficam alojados na internet para posterior consulta

• Gravar o áudio com os alunos sobre algum tema de interesse e disponibiliza-lho para posterior feedback

• Divulgação dos trabalhos desenvolvidos dentro da sala de aula e outros eventos da escola através desta plataforma

Permite ao aluno ter em atenção:

• Vícios de oralidade

• Exploração dos direitos de autor

• Conhecimento da Influência dos média na formação da opinião pública

• Utilização de novas ferramentas de comunicação e informação

• Entrevistas, Edição das suas músicas favoritas, informar possíveis eventos durante os intervalos, etc.

• Motiva os alunos para novas formas de trabalho e desenvolve a sua criatividade, dinamizando a comunidade escolar.

• Oferece aos alunos a possibilidade de serem comunicadores invertendo a sua habitual posição de recetores de informação, o que geralmente é encarado como um desafio.

• O envolvimento dos alunos neste tipo de projeto provoca nos alunos um sentimento de propriedade, considerando a Rádio como algo seu, aumentando, assim, a consciência de que o que é bem ou mal feito é, unicamente, da sua responsabilidade.

Contextos/atividades para os quais podemos utilizar esta ferramenta nas escolas?

Gravação de lendas regionais, histórias, misturas de músicas para difundir à determinadas horas, preparação de programas rádio para diversos eventos da escola, elaboração de material em formato áudio para complementar as aulas.