baner



Webradio
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

São muitas as escolas da RAM que possuem recursos para implementar um projeto “Webradio” na sua escola. Não só dispõem de um circuito interno de rádio, como também têm acesso a computadores, auriculares e microfones, e podem fazer o download de uma panóplia de programas gratuitos e utilizar sites que permitem a divulgação dos trabalhos em formato digital. Este tipo de projeto, para além de permitir rentabilizar os recursos, permite aos professores e alunos explorarem e tirarem partido de muitas vantagens inerentes a este tipo de tecnologia.
É necessário ter em atenção que uma rádio escolar é, por natureza, diferente de outras rádios, tanto no que diz respeito aos objetivos, como nos meios de que dispõe.

O mais importante é incutir um espírito crítico nos alunos e dotá-los de capacidades de desconstrução do discurso dos media. Ao mesmo tempo que aprendem a fazer um programa, uma notícia, uma entrevista, estão também a formar-se como ouvintes, leitores ou espetadores mais atentos e mais capazes de descodificar as milhares de mensagens que recebem todos os dias, muitas vezes, de forma passiva.

O canal “Webradio” pretende apoiar no planeamento, na transmissão e produção de programas, indo ao encontro das políticas escolares dentro de várias áreas culturais, científicas, pedagógicas e também lúdicas.

A gestão da “Webradio” é feita através de uma plataforma online.