baner



Madeira Curtas - Perguntas Frequentes


Olá! Como é que posso inscrever-me no Madeira Curtas?

Bem-vindo! A inscrição pode ser feita através da página do programa Educamedia, mais concretamente www.educamedia.educatic.info, onde poderá encontrar todas as informações do concurso ou diretamente através deste link: http://goo.gl/zSdPLQ

Espera lá, o concurso não se chamava “Concurso de Curtas-Metragens”?

Sim. É exatamente o mesmo concurso mas mudamos o seu nome e imagem com o objetivo de criar uma marca forte, inovadora, que pudesse ser facilmente associada à qualidade crescente do que é produzido ao nível do audiovisual na nossa região (e não só).

Porque é que o tema desta edição é “A herança que nos pertence”?

Não pensava que ia enviar aquele vídeo que fez nas últimas férias, pois não?  Todos os anos, a organização do concurso escolhe um tema, que julga ser adequado para estimular a criatividade dos participantes e simultaneamente fornecer uma orientação que evite a discrepância acentuada de temáticas das curtas-metragens a concurso. Este ano, seguindo a lógica das últimas edições, inspiramo-nos no ano europeu de 2018, mais concretamente o “Ano Europeu do Património Cultural”, para definir o tema “A herança que nos pertence”. A interpretação deste tema é livre, sendo viável a exploração de subtemáticas tais como a cultura, o património, a História, as tradições, a língua, as relações entre povos, etc.

Quais são as regras básicas que a curta-metragem tem de seguir para ser aceite a concurso?

Em resumo, não serão aceites curtas-metragens com uma duração superior a 3 minutos (incluindo a introdução os créditos), com uma resolução inferior a 1280 por 720 pixels e que tenham sido entregues para além do prazo definido. Por questões de avaliação, deve também ser evitado ao máximo a realização de curtas-metragens ao estilo “slideshow” (a não ser que sejam estritamente necessárias por questões criativas), privilegiando-se a utilização/edição de vídeo original.Existem algumas limitações impostas pelo regulamento, as quais devem ser estritamente seguidas. Como tal, recomendamos vivamente a leitura deste documento. A sério, vá ler o regulamento!

Isso parece-me relativamente simples. Mais alguma coisa importante?

Sim, sem dúvida! De maneira a simplificar o processo de entrega e de avaliação, também eliminamos a necessidade da entrega de qualquer documento adicional, pelo que toda a informação referente à curta-metragem deve estar descrita na introdução e/ou na parte dos créditos finais. Sendo assim, a introdução, que é facultativa, deverá conter somente o nome da instituição ou responsável (em caso de inscrição individual) e o nome do trabalho, não podendo ultrapassar os 5 segundos de duração. Os créditos finais deverão apresentar por esta ordem: o nome do trabalho, nome da instituição, o(s) responsável(veis) (e respetivas tarefas), os participantes, o nome e autoria/proveniência das músicas/sons utilizadas, outras informações como agradecimentos e dedicatórias e o ano de realização. Esta última parte não poderá ultrapassar os 10 segundos. Não é permitida a utilização da introdução e créditos finais para efeitos de publicidade direta de uma marca ou empresa privada.

Estou a antecipar algumas dificuldades na realização da curta-metragem! O que posso fazer?

Se achar necessário, é também possível pedir a colaboração da Divisão de Investigação e Multimédia da Direção de Educação Artística e Multimédia, em qualquer uma das partes da realização da curta-metragem através do formulário online: http://www02.madeira-edu.pt/dre/educacao_artistica_multimedia/servicos_online/req_servicos.aspx  Não se preocupe! Antes de iniciar a realização da curta-metragem deve ter em conta que grande parte do sucesso do trabalho a realizar depende grandemente de uma fase prévia de planeamento. Assim, deve explorar bem a sua ideia, juntar os recursos materiais e humanos necessários, elaborar horários de filmagem e certificar-se se tem o(s) programa(s) necessários para a parte da edição. Tente arranjar uma boa câmara fotográfica/filmar, mas a maioria dos telemóveis, hoje em dia, grava na resolução mínima exigida. Garanta que tem um ou mais tripés de maneira a garantir a estabilidade das imagens obtidas na gravação. É possível também utilizar, de forma gratuita, programas de edição como o Windows Movie Maker, iMovie, LightWorks, Shotcut, entre outros.

A curta-metragem está feita! E agora?

Agora segue-se a parte mais fácil! Pegue no ficheiro final obtido na edição da sua curta-metragem e envie-o através do Wetransfer ou outro serviço de armazenamento/partilha de ficheiros online, através da opção partilhar, colocando em seguida o email oficial do concurso: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar . E agora é só aguardar pelos vencedores das categorias a concurso.

Quantas categorias vão a concurso?

E lembre-se: a simples participação no concurso, para além da aprendizagem/melhoria de um conjunto de conhecimentos, garante-lhe certamente a exposição e reconhecimento público do seu trabalho e a possibilidade de ganhar vários prémios. É esse o espírito! Existem 7 categorias a concurso, sendo 5 delas as denominadas categorias técnicas: Melhor Imagem, Melhor Som, Melhor Representação, Melhor Guarda Roupa e Adereços e Melhor Curta-Metragem de Animação. Para além destas existem duas categorias gerais, a Melhor Curta-Metragem Escolar e o grande prémio de Melhor Curta-Metragem. Queremos naturalmente que todas as curtas-metragens tenham possibilidade de lutar pelo troféu de Melhor Curta-Metragem, mas se decidir que não tem possibilidade de o fazer, por constrangimentos de vária ordem, não deixe de participar!  Poderá, inclusive, realizar uma curta-metragem que possa ganhar pelo menos numa das categorias técnicas.


O que interessa é participar, todos ficamos a ganhar!

alt