baner



Propostas de filmes 2016/17 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

1º PERÍODO

Tema / Problemática a desenvolver: Literatura e Diferença

Público-alvo:
Pré-escolar, 1.º, 2º Ciclo

Patinho Feio e Eu
De Michael Hegner e Karsten Kiilerich


SINOPSE

Esta é a história desconhecida da relação do Patinho Feio e da sua mãe, ou melhor do seu pai, ou melhor do seu pai adotivo. Baralhados? Ratso é um rato que por mero acaso estava no local quando o pequeno Patinho Feio furou a casca e o Patinho identificou-o imediatamente como sendo a sua mãe. Ratso ficou preso à responsabilidade, pois seria incapaz de explicar ao bebé que não só ele não era a sua mãe como ainda por cima era apenas um pai adotivo! E a partir daí a vida dos dois é um carrossel de atribulações. Porque criar um filho ao mesmo tempo que se foge de um gang de ratos da cidade malvados não é nada fácil!

"O Patinho Feio e Eu" é um divertimento espetacular para toda a família e uma excelente lição de vida, de tolerância e de respeito pelos outros.


Tema / Problemática a desenvolver: Biodiversidade

Público-alvo:
3.º Ciclo e Secundário

Home - O Mundo é a nossa casa
De Yann Arthus-Bertrand


SIPNOSE

Yann Arthus-Bertrand leva-nos numa viagem original à volta da Terra, para que possamos contemplá-la, entendê-la. HOME vai ajudar-nos a perceber a nossa relação com o nosso planeta. Serão revelados, em simultâneo, as preciosidades que ela nos oferece e as marcas que deixamos para trás, com um único objectivo: encorajar-nos a proteger o mundo. Este filme é um livro de viagens feito apenas com fotografias de paisagens aéreas. Do céu, podemos observar as correntes de água, as várias direcções dos caminhos, podemos compreender uma situação complexa com um simples olhar, sem recorrer a qualquer explicação. Como dizia Archimedes, “Dá-me um ponto de apoio e eu elevarei o mundo”. No nosso caso, aquele “ponto de apoio” é o nosso olhar. Este filme incita a uma nova consciência. De facto, à medida que nos levantamos no ar, vemos o nosso mundo de uma maneira diferente, de uma forma como nunca experienciámos. HOME convida-nos a parar por um momento de modo a olharmos para o nosso planeta e percebermos como tratamos a sua riqueza e a sua beleza.

2º PERÍODO

Tema / Problemática a desenvolver: Ficção Científica e Reciclagem

Público-alvo:
Pré-escolar, 1.º, 2º Ciclo

Wall-E
De Andrew Stanton


SINOPSE

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver numa gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse poucos anos, sendo deixados robôs para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto das suas peças. A sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar o seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E apaixona-se pela recém-chegada.

Tema / Problemática a desenvolver: Sexualidade / Gravidez na Adolescência

Público-alvo:
3.º Ciclo e Secundário

Juno
De Jason Reitman

SIPNOSE

Este filme fala-nos da gravidez na adolescência. Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem teve relações sexuais apenas uma vez. Inicialmente decide fazer um aborto, mas ao chegar à clínica muda de ideia. Juno com a ajuda dos seus familiares e da sua melhor amiga Leah (Olivia Thirlby) procura um casal a quem possa entregar o bebé assim que nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que pretende adotar o seu filho. Juno felizmente tem a ajuda do pai e da madrasta que depois do primeiro choque, no qual souberam que a sua filha já tinha uma vida sexual ativa com o Bleeker, decidem unir-se para ajudar a jovem Juno.


Tim Johnson e Karey Kirkpatrick