Quem quer brincar aos jornalistas?

jornalista

Toda a gente! Afinal, esta é uma das profissões mais fascinantes e que atrai cada vez mais jovens, pois cada dia aparece um assunto novo para comentar.

O jornalista

O jornalista é aquele que sabe tudo, antes de toda a gente e tem a oportunidade de contar em primeira mão. E contar novidades é uma coisa que todos adoram fazer. Nós também e por isso vamos contar já uma: - Criamos a figura do pequeno jornalista onde as crianças e jovens poderão ser repórteres, comentadores ou críticos de cinema.

Como funciona?

Depois de assistir ao filme, é só fazer o que os jornalistas fazem. Pode ser a tua opinião, uma entrevista com quem tem informações sobre o filme ou uma reportagem contando como tudo aconteceu.

Ao aliar filmes e jornalistas estamos a alargar expressivamente o grau de conhecimento dos alunos em relação ao Mundo que os rodeia.

Envio de trabalhos

Através de um serviço de partilha (Wetransfer, Google Drive, ...) para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  1. Fazer a inscrição no site (http://bit.ly/insedm).
  2. Consultar a lista de filmes com as temáticas associadas.
  3. Selecionar a(s) temática(s) e o(s) filme(s) que pretendem trabalhar por período. Serão propostos novos filmes por ano letivo.
  4. Solicitar acesso aos recursos através de um formulário. Os recursos serão disponibilizados em suporte físico (levantados no serviço).
  5. Solicitar apoio (técnico e equipamentos) para a realização das atividades e dinamização de sessões de cinema (filmes Plano Nacional de Cinema).
  6. Pretende-se que as escolas criem uma videoteca na biblioteca escolar, aquirindo os filmes.
  7. Enviar os trabalhos das atividades realizadas (áudios, fotografias, vídeos, ...).
  8. Estará disponível para a escola o Livro "Aprender com o Cinema - O filme como modelo alternativo de aprendizagem" de Vasco Cunha. 
  9. A escola com maior envolvência no projeto será premiada no FACE.
  10. No final do ano letivo, deverão preencher um questionário de avaliação do projeto.

capa livro

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, apresentou o livro “Aprender com o Cinema – o filme como modelo alternativo de aprendizagem”, da autoria de Vasco Cunha, no dia 6 de setembro de 2018, pelas 14:30 horas, no IX Congresso de Educação Artística, no auditório da EB 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia.

Poderá solicitar ao autor, uma palestra sobre o tema na escola (alunos e professores), através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 291 744 063.

Introdução:

aprendercomcinema

O projeto “Aprender com o Cinema” assenta na projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.

Para cada um dos filmes projetados foi elaborado um guia didático para que os professores possam desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte. Desta forma, o professor terá disponíveis variadas atividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos e em articulação com várias disciplinas.

Através das atividades posteriores ao visionamento, pretende-se que em contexto de sala de aula, seja explorado, não só a compreensão do filme, a análise dos personagens, bem como o desenvolvimento de atividades relacionadas com as diferentes áreas do currículo.

 

Educamedia
  
:

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso website.
Ok