banner Educamedia 2019 A4 1

Professores e alunos envolvidos na produção cinematográfica? Sim, é possível e acontece na Região Autónoma da Madeira.

Esta é a primeira de três peças publicadas em Educatio Madeira sobre Educação para os media.

separador

O programa

Lançado no ano letivo de 2008/09, o programa EducaMedia perfez uma década e desenvolve, em colaboração direta com as escolas, projetos desafiantes e complementares de Educação para os media, com cada vez maior relevância.

Pela recente alteração do currículo dos ensinos básico e secundário, as artes, as ciências e tecnologias, o desporto e as humanidades assumem-se como estruturantes da matriz curricular das diversas ofertas educativas e formativas. Neste âmbito, a autonomia curricular das escolas obteve um renovado impulso legal, em que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm responsabilidades acrescidas, nomeadamente como suporte para aprendizagens transversais, que transcendem as de disciplina curricular.

«(…) a sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem.»

Currículo dos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho)

A abordagem integrada do EducaMedia em relação às TIC, aos media e ao audiovisual — seja na formação de professores e alunos, seja na disponibilização de recursos, seja na introdução de métodos pedagógicos ou de formas de aprendizagem inovadores — enquadra-se nesta visão educativa.

A articulação e a complementaridade entre os projetos do EducaMedia contribuem para a inclusão social e para o exercício da cidadania.

O fulcro deste programa é o desenvolvimento da literacia em publicidade e nos media. Além da questão técnica e instrumental, procura-se dotar as crianças e os jovens com ferramentas que as ajudem a compreender e a interpretar a publicidade e a comunicação social, preparando-as para fazerem escolhas informadas e para desenvolverem o seu sentido crítico. Importa que compreendam e interpretem, adequadamente, as mensagens mediáticas que recebem, todos os dias, de diversas proveniências.

separador

Os projetos

Qualquer temática educativa pode ser trabalhada por estes projetos numa escola. Desenvolver um plano de atividades no ‘TICultura’ ou projetar e analisar um filme emblemático em ‘Aprender com o Cinema’, participar em oficinas de cinema no ‘‘Festival de Audiovisual e Cinema Escolar — FACE’’ ou em cursos do ‘Aprende Online’, efetuar uma reportagem específica para a ‘TV escola’ ou produzir um programa de debate na ‘Webradio’, bem como editar um videograma de sensibilização em ‘Cinedesafios’, interligado com a temática anual do ‘Madeira Curtas’, são opções desafiantes.

As boas práticas nos projetos – alicerçadas na capacidade crítica e na criatividade, focadas na estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual – são reconhecidas com a certificação ‘Escola EducaMedia’.
Certificação ‘Escola EducaMedia’

A Transversalidade

O programa EducaMedia responde ainda a outras prioridades definidas no Currículo dos ensinos básico e secundário, como sejam a utilização de componentes de natureza regional e da comunidade local; a aquisição e o desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma de informação; a promoção de experiências de comunicação e expressão em língua portuguesa e em línguas estrangeiras; o exercício da cidadania ativa; ou o desenvolvimento do trabalho de projeto pelos alunos, enquanto autores.

Para conhecer melhor o programa, consulte o documento orientador.

Peça retirada do educatio Madeira: https://medium.com/educatio-madeira/educamedia-73ca7df9d663

Educamedia
  
:

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso website.
Ok