baner



Notí­cias


Dá Asas à tua Imaginação: Faz um vídeo sobre Inclusão! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail



Está aberto o concurso “Vídeos Sobre a Inclusão”, até ao dia 15 de Novembro de 2009, destinado a todos os interessados e de qualquer faixa etária. A iniciativa é da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER) e pretende que cada participante elabore um pequeno vídeo, com duração máxima de 10 minutos, sobre o que significa para si a Inclusão.

Os trabalhos devem ser enviados para o correio electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou entregues na seguinte morada:
Rua dos Ilhéus, N.º 1C,
9000-176 Funchal

Download – Cartaz do Concurso

 
Aprender com o Cinema



As escolas interessadas em participar no projecto Aprender com o cinema deverão preencher a Ficha de inscrição, até ao dia 26 de Outubro de 2009.

Consultar educamedia.

 
Ciclo Cinema & Ambiente PDF Versão para impressão Enviar por E-mail



O Programa Gulbenkian, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa Ambiente, vai a partir desta terça-feira (15 de Setembro), às 21h30, apresentar na Cinemateca, a primeira sessão do ciclo Cinema & Ambiente, começando com filme Safe, de Todd Haynes. Este ciclo de cinema tem como objectivo motivar uma discussão alargada com o público sobre a temática ambiental, contando para isso com o contributo de personalidades públicas de áreas diversas.

Consultar site externo

 
Quatro dezenas de escolas já aderiram ao "Aprender com o cinema", um dos projectos do Programa Educamedia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Ana Gonçalves   
Segunda, 02 Março 2009 15:24

 

O cinema no contexto educativo constitui só por si um instrumento bastante valioso, bem como um meio transversal, uma vez que permite aos docentes e aos educadores em geral, abordar determinados temas e conteúdos, de forma motivante na sala de aula.  Conhecedores desta potencialidade que a 7.ª arte nos oferece, a Direcção Regional de Educação da Madeira, através da Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas e do Programa Educamedia, está a levar a cabo o «Aprender com o cinema». Este é um projecto que visa a exploração de um conjunto de guias didácticos sobre diversos filmes comerciais, partindo da visualização dos mesmos. Nesta linha, seleccionaram-se diversos temas para o presente ano lectivo 2008/09, nomeadamente para o 1.º Período, a Alimentação; para o 2.º Período, o Meio Ambiente e para o 3.º Período, o Livro. A selecção destes temas prende-se com o facto de os mesmos constituírem temas actuais que suscitam interesse, bem como por vezes alguma polémica, mas acima de tudo, desencadeadores do diálogo e do debate entre os alunos.  Actualmente contamos com diversos participantes, alunos desde o Pré-Escolar ao Secundário, de escolas públicas e privadas.  

atualizado em Terça, 15 Setembro 2009 14:25
 
PICME - Como começar ? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
 

Depois da apresentação pública do PICME - Prémio Interregional de Conteúdos Multimédia Escolares,  importa saber o que fazer para participar neste prémio inovador. Podem participar professores e alunos maiores de 12 anos e não inscritos no ensino superior (grupo etário B - ver regulamento no site oficial do PICME). Para isso foram disponibilizadas duas ferramentas que permitem a interacção necessária para criar uma equipa e começar a desenvolver trabalho colaborativo.
 
A primeira etapa passa por inscrever-se na comunidade ning do picme, para encontrar os restantes elementos da equipa (o professor mais os três alunos) da outra região parceira (rede colaborativa - ipicme.ning).
 
Depois poderá utilizar a ferramenta "sítios google", orientado-se pelo tutorial disponível sobre a mesma. Este espaço permite que os diversos elementos possam interagir e desenvolver o seu trabalho de forma colaborativa e privada.
As duas ferramentas já se encontram na página oficial do PICME
 
Bom trabalho! 
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 9